Categoria de CNH: entenda a ideal para você e o que precisa para se habilitar

Está pensando em trocar a categoria de sua CNH, mas não sabe muito bem qual é a ideal para seu caso? Nós te explicamos as diferenças e quais os requisitos necessários para alcançar a letra desejada.

De acordo com o artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro, a categoria A engloba veículos de duas ou três rodas, já a categoria B abrange os veículos cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e a lotação seja de, no máximo, 8 lugares, excluído o motorista.

Mas, isso quase todo mundo sabe. A confusão geralmente começa na letra C em diante. E, se você tem intenção de migrar para as próximas categorias, deve ficar ainda mais atento às exigências, como do exame toxicológico.

 Ainda de acordo com o CTB, a categoria C inclui transporte de carga que exceda os 3.500kg. Na categoria D, estão os veículos de transporte de passageiros cuja lotação exceda a 8 lugares, excluído o motorista. Ou seja, vans, micro-ônibus e ônibus com mais de 8 passageiros.

E, por fim, na categoria E estão condutores de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 lugares.

 

O que precisa para as categorias C, D e E?

Se você deseja ser um motorista de categoria C, precisa estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses.

Já para transportar seus mais de 8 passageiros por aí com sua habilitação D, existem dois meios: ter uma carteira C há um ano ou B há dois anos, no mínimo. Ou, se você quer pilotar um veículo pesadão com sua CNH E, precisa ter pelo menos um ano de categoria C.  

Importante ressaltar que para as duas últimas categorias você precisa já ter feito 21 anos e ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.

 

Dúvidas curiosas

- Caminhão trucado pode ser dirigido apenas por condutores da categoria E

- Para dirigir F4000 é necessária habilitação C

- Categoria B apenas pode dirigir uma Kombi se for modelo para 8 passageiros. Caso tiver mais, é apenas categoria D (lembra que a C é para transporte de cargas e a D para passageiros?)

- O condutor de categoria E pode transportar passageiros, não sendo necessário a habilitação D

- Se você possui uma categoria superior, pode dirigir os veículos das categorias anteriores. O que não vale para A. Um motorista habilitado em B não pode dirigir motos. Por isso, há cartas A, B, C, D, E, AB, AC, AD e AE.

 

Para comprar seu exame toxicológico de forma segura e com preços especiais, acesse www.sodretox.com.br 


< voltar

Compartilhar Whatsapp

Receber novidades Sodré

Insira o seu email abaixo que te manteremos informado sobre tudo o que acontece no Sodre.

facebook youtube