CNH suspensa? Confira as dicas do Sodré para renová-la

Sem a Carteira Nacional de Habilitação fica mais difícil exercer aquele direito básico do “ir e vir”, e é ainda mais complicado se as estradas são tão importantes para garantir seu trabalho e sustento, não é? Já que a CNH é o documento necessário para poder dirigir pelo país.

Mas, se você já atingiu os 20 pontos máximos de penalização e foi notificado sobre a suspensão da sua CNH, não significa que você tenha que entregar o documento imediatamente. Ainda há chance de defesa prévia, que pode ser levada ao JARI - DETRAN e, ainda, ao Cetran, em caso de respostas negativas.

Agora, se você já tentou reverter a situação e seu pedido foi indeferido em todas as instâncias ou perdeu o prazo para a defesa, é hora de utilizar o tempo que ficará inativo das rodovias para renovar a sua carteira de forma segura – a suspensão pode durar de seis meses a um ano ou de oito meses a dois anos, nesse último caso, quando os 20 pontos forem alcançados no período de um ano.

 

Como voltar a dirigir?

Com a CNH suspensa, você não precisa enfrentar todo o procedimento para retirada do documento como na primeira vez – por isso, não pense em dirigir sem a CNH por mais que você precise, pois se ela for cassada, o processo se complica.

Primeiro é preciso entregar sua carteira em uma Unidade de Trânsito, onde receberá autorização para realizar um curso de reciclagem, com duração de 30 horas, oferecido pelo Detran SP e Centros de Formação de Condutores (CFCs/ autoescolas).

No curso, serão revistos conteúdos da legislação do trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal. Já com o conteúdo renovado na memória, você deve acertar 21 das 30 questões de uma avaliação para conquistar o volante novamente.  

É bom lembrar que, desde maio do ano passado, os motoristas profissionais com CNH categoria C, D e E podem fazer o curso de reciclagem quando tiverem entre 14 e 19 pontos para zerar a pontuação e evitar ter a carteira suspensa.

 


< voltar

Compartilhar Whatsapp

Receber novidades Sodré

Insira o seu email abaixo que te manteremos informado sobre tudo o que acontece no Sodre.

facebook youtube