Como conservar os pneus de seu caminhão

Como conservar os pneus de seu caminhão

Todo caminhoneiro se preocupa com os gastos em manutenção ou troca dos pneus.

Pneus bem cuidados são fundamentais para a segurança pessoal.

Estudos comprovam que pneus em bom estado de conservação e com a calibragem correta, melhoram o desempenho dos automóveis e caminhões e influenciam até na economia de combustível. 

Pneus desgastados (carecas) e murchos podem causar problemas nas suspensões, no sistema de balanceamento e até na frenagem do caminhão. 

E segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), 10% dos acidentes ocorrem por causa de má conservação de pneus.

É importante seguir algumas dicas para obter um melhor resultado de trabalho, ir e vir com segurança e garantir um bom desemprenho do caminhão.

  1. Sempre verifique a calibragem dos pneus. Isso vale também para o estepe. Não adianta ter um pneu murcho de reserva.
  2. Quando lavar seu veículo, limpe bem as rodas e pneus. Os resíduos que se acumulam também podem prejudicar o desempenho mecânico.
  3. Verifique sempre o alinhamento das rodas e o balanceamento dos pneus. Esteja atento a buracos e mantenha a velocidade certa nas vias. Visto que a qualidade das estradas e ruas nem sempre estarão de acordo, muitos danos irreparáveis podem acontecer.
  4. Cuidado nas medidas de rodas e pneus. Elas devem ocupar o mesmo diâmetro. Procure sempre adquirir pneus da mesma marca e com o mesmo desenho.
  5. Faça a recapagem dos pneus sempre que necessário.

A manutenção é cara, mas mesmo assim, é imprescindível que tenhamos atenção redobrada sobre a situação dos pneus e rodas. Um bom planejamento do orçamento e a organização das datas das manutenções e trocas, ajuda na hora de fazer novos reparos.


< voltar

Compartilhar Whatsapp

Receber novidades Sodré

Insira o seu email abaixo que te manteremos informado sobre tudo o que acontece no Sodre.

facebook youtube