Reciclagem preventiva: saiba como zerar seus pontos e evitar a suspensão da CNH

Para quem trabalha nas estradas, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vale ouro. Ficar sem esse documento, mesmo que por um curto período, pode significar um replanejamento orçamentário e familiar.

E são justamente os motoristas profissionais, principalmente caminhoneiros, que estão mais sujeitos a penalizações, já que passam muito mais horas atrás do volante, com jornadas exaustivas.

 

Estou com mais de 14 pontos, e agora?

Bom, já dizia o velho ditado que o melhor remédio é prevenir. Mas, nem sempre é possível e todo mundo merece uma chance de rever sua conduta no trânsito – até para evitar algo pior que uma suspensão de CNH.

Se você chegou aos 14 pontos, não se desespere! Desde maio de 2018, a resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) oferece uma segunda chance para motoristas que exercem atividade remunerada nas categorias C, D e E de zerar a pontuação e não alcançar os tão temidos 20 pontos.

 Ao atingir entre 14 e 19 pontos, o motorista que tenha no verso da CNH a inscrição “exerce atividade remunerada” pode fazer o curso de reciclagem da carteira. Ele dá ao motorista profissional a oportunidade de retirar de seu prontuário a pontuação acumulada na CNH por infrações de trânsito. Desta forma, apenas se somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes terá a CNH suspensa.

 

Como faço o curso?

É preciso ir até uma unidade do Detran-SP e, se os requisitos forem preenchidos, haverá uma autorização a ser entregue a uma autoescola, onde fará o curso. Após a permissão, o prazo para iniciar as aulas é de 15 dias e para o término, 40 dias.

De acordo com o Detran-SP, é possível pedir para fazer a reciclagem apenas uma vez a cada 12 meses. O curso é o mesmo já existente para condutores infratores com a CNH suspensa.

Lembrando que, desde 2016, a Lei 13.103 obriga os motoristas profissionais a realizar o exame toxicológico na retirada e renovação da CNH. O exame deve ser realizado em laboratório credenciado pelo Denatran, conte com um trabalho profissional e de confiança para algo tão importante, compre seu exame aqui.


< voltar

Compartilhar Whatsapp

Receber novidades Sodré

Insira o seu email abaixo que te manteremos informado sobre tudo o que acontece no Sodre.

facebook youtube