Tempo ruim: ninguém pode controlar, mas te ajudamos com dicas

Há muitas coisas que podemos controlar para ter uma viagem tranquila. Mas, as condições do tempo não é uma delas! Que o digam os caminhoneiros, expostos a todos os climas possíveis.

Sem dúvidas, a chuva forte e neblina cerrada são as situações mais perigosas para quem anda sobre rodas. E, por mais que contemos com bons serviços meteorológicos, não dá pra saber sempre quando São Pedro vai nos abençoar com as águas, né?

De acordo com o Denatran/PR, em dias de chuva o risco de ocorrências no trânsito cresce em 25%, calcula-se que 15% dos acidentes aconteçam em dias chuvosos.

Por isso é muito importante saber o que fazer e sempre manter a calma. Até os caminhoneiros mais experientes podem passar por apuros nesse momento.

 

Driblando o clima com segurança

- Respeite os limites de velocidade e avalie as condições de visibilidade, intensidade da chuva e do tráfego. Reduza a velocidade para adequar com todas essas situações

- Aumente a distância em relação aos outros veículos

- Não pare sobre a pista de rolagem

- Se a pista estiver escorregadia, não utilize os freios auxiliares, freio motor, top break e freio retarder, pois pode travar as rodas de tração devido à baixa aderência da pista e provocar a derrapagem do veículo

- Atente-se para os sinais de aquaplanagem (sensação de flutuar), como direção “boba” ou inconsistência nas respostas. Neste caso, não freie repentinamente, reduza a velocidade gradativamente até retomar o controle

- Em situação de neblina, não utilize farol alto, isso piora a visão

- Sinalizar antecipadamente a mudança de faixa para que o veículo de trás consiga perceber – o jato de água provocado pelo veículo da frente prejudica a visão.


< voltar

Compartilhar Whatsapp

Receber novidades Sodré

Insira o seu email abaixo que te manteremos informado sobre tudo o que acontece no Sodre.

facebook youtube