Laboratório Sodré alerta os motoristas das categorias C, D e E, sobre a renovação do exame toxicológico até 30 de julho

O motorista profissional que possui habilitação nas categorias C, D e E, e que teve a sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação, renovada em fevereiro de 2020, tem até o dia 30 de julho para realizar a renovação do exame toxicológico.

Condutores de veículos como caminhões, ônibus e vans que não renovarem os seus exames estão sujeitos a multa e suspensão do direito de dirigir por até três meses. O valor da multa é de R$ 1.467,35.

“O objetivo do exame toxicológico é prevenir acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras e a melhoria contínua da saúde ocupacional dos motoristas profissionais’, destaca Clóvis Takaki, biomédico, responsável pela Assessoria Técnica do Laboratório Sodré.

O exame toxicológico detecta o uso de maconha, cocaína, opiáceos (como heroína) e anfetaminas consumidos até 90 dias antes do teste e deve ser realizado por motoristas profissionais, com carteiras das categorias C (transporte de cargas, como caminhões), D (transporte de passageiros, como ônibus) e E (veículos com reboque, como carro com trailer).

Sobre o Exame Toxicológico

São colhidos fios de cabelos ou pelos para a análise nos credenciados Sodré. Os cabelos devem ter no mínimo três centímetros e meio e os pelos um centímetro para que o teste seja realizado com precisão.

O procedimento da coleta não indolor, não invasivo e não contagioso.

A amostra capilar é a escolhida devido aos fios de cabelos e pelos serem irrigadas pelo sangue e as substâncias decorrentes do uso de drogas se acumulam nos fios.

Caso não detecte nada, é emitido um laudo atestando que o motorista não utilizou nenhuma das drogas detectadas pelo exame nos últimos 90 dias.  Se o resultado é positivo, o exame é repetido e confirmado antes da liberação.

O Laboratório Sodré está presente em todo país, são mais de 2.000 credenciados.

Compre o seu exame on-line pelo www.sodretox.com.br

Por Andressa Valsecchi: Jornalista MTB 0085668/SP

Gostou do Conteúdo? Compartilhe em suas redes social!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
E-mail

Assine nossa Newsletter