EXAME TOXICOLÓGICO

Conheça como é feito a coleta e quais as substâncias são analisadas pelo exame.
O exame toxicológico para motorista é um teste que avalia de forma abrangente o consumo de drogas durante um período longo, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A principal diferença do exame toxicológico para outros testes, como o exame de sangue, é a maior eficácia para detectar substâncias psicoativas.
O exame é capaz de identificar a presença de drogas no bulbo capilar do indivíduo, podendo ser detectadas em um período que pode variar entre 90 dias (para coleta de cabelos) a 180 dias (para coleta de pelos) antes da realização do exame.
Conheça os dois tipos de coleta e o procedimento para a validação do exame.
A Lei nº 14.071 de 13 de outubro de 2020, que entrou em vigor a partir do dia 12 de abril de 2021, foi regulamentada pela nova resolução nº 843/2021 do CONTRAN. O exame para motoristas das categorias C, D e E precisam ser realizados a cada 2 anos e 6 meses, contados a partir da data da emissão da CNH.
Presente no rebite, assim como outras drogas, como a cocaína
ex.: Crack
Analgésico potente, do grupo dos opioides, que pode ser usado para o alívio de dores moderadas, além de ter efeito antitussígeno, já que bloqueia o reflexo da tosse a nível cerebral
conhecido como “bala”
E seus derivados, como skunk e haxixe
ex.: meth, ice e speed
substância depressora do Sistema Nervoso Central, diminuindo consideravelmente as sensações de dor, fome, tosse e desejo sexual.
Causa inibição das vias ascendentes da dor, alterando a percepção e a resposta à dor; produz depressão generalizada do Sistema Nervoso Central
Anorexígeno derivado da anfetamina, que atuam no Sistema Nervoso Central.
Clique na Lei para ler seu conteúdo na íntegra.